Projeto de pesquisa - informática na educação
A tecnologia está presente na educação desde a década de 20 quando Sidney Pressey desenvolveu uma máquina que permitia a correção automática de testes de e da comunidade de seus alunos da Universidade Estadual de Ohio. Nos anos 50, Skinner elaborou a máquina de Pressey e a transformou em uma máquina de ensinar usando o conceito de “Instrução Programada”.
No Brasil, em 1997 o MEC lançou o PROINFO, que é o Programa Nacional de Informática na Educação, que tinha como objetivo representar o compromisso da escola e da comunidade de disponibilizar instalações físicas, e liberar os professores para o processo de capacitação em função do uso pedagógico de computadores.
Em 2004 o MEC lançou o site domínio público onde existem milhares de obras em diversos formatos para serem utilizadas. Ao longo dos anos, o computador passou a ser um componente capaz de trazer várias vantagens para a sala de aula através de ferramentas educacionais, enriquecendo o processo de aprendizagem e de ensino. A mais usada pelos professores na atualidade são os softwares educativos que auxiliam na fixação do conteúdo ministrado. As aulas devem ser elaboradas para que sejam divertidas, e que estimulem o processo de desenvolver o conhecimento da melhor maneira possível.
Os jogos são desenvolvidos para prender a atenção das crianças e aumentar diversas de suas habilidades, usando uma grande quantidade de cores, músicas e personagens infantis. Eles são divididos em: tutor (o software que instrui o aluno), tutorado (software que permite o aluno instruir o computador) e ferramenta (software com o qual o aluno manipula a informação).
No mercado existem diversos softwares, e neste trabalho faremos uma pesquisa para encontrar o mais adequado para implantar em turmas com alunos de 5 e 6 anos de idade, com o objetivo de analisar e comparar resultados de uma avaliação feita por alunos de duas classes sendo que apenas uma delas terá aulas com o software escolhido.
Justificativa
A utilização