Projeto informática na educação especial
TEMA: JOGOS EDUCATIVOS E INTERATIVOS
1. IDENTIFICAÇÃO:
Professoras responsáveis: Jeane H. Guimarães, Adalgisa de Paula Cruz e Edna Breda Delfrate.
Estabelecimento: Escola Municipal Prof.ª Anna Ferreira de Freitas – Ensino Fundamental.
Município: Palmeira – Paraná
Clientela: Alunos matriculados na Classe Especial.
Período de execução: Fevereiro a dezembro do ano de 2012.
Local: Laboratório de informática da escola.
2. OBJETIVOS: • Proporcionar ao aluno a interação com os multimeios como recurso pedagógico. • Desenvolver o conhecimento básico de informática, como ferramenta fundamental no contexto atual. • Ampliar a capacidade de domínio das novas tecnologias. • Construir novas possibilidades de aprendizagens significativas.
3. DESENVOLVIMENTO: Ao perceber a atual necessidade de que a escola organize seus tempos e espaços com o objetivo de acampar a dinâmica do mundo atual, surge a necessidade de desenvolver-se novas possibilidades de disposição de recursos que propiciem a formação de sujeitos com habilidades e capacidades condizentes com os avanços do contexto atual. Nesse sentido, a escola se propõe a desenvolver o projeto apresentado pelas professoras, para que seja aprimorada nos alunos a criatividade, memória, raciocínio lógico, bem como o desenvolvimento intelectual como um todo. Buscando uma aprendizagem de maior qualidade, que inclua as novas tecnologias como um fator fundamental numa educação preocupada em instrumentalizar e despertar novos talentos. O aluno deverá se familiarizar com o uso do microcomputador, utilizando-se de jogos educacionais e outras ferramentas como recurso pedagógico, com o propósito de estimular novas formas de pensar, na construção do conhecimento.
4.RECURSOS: Serão utilizados os recursos materiais disponibilizados pela Escola, tais como: . 15 computadores (disponíveis no