Pleiotropia
O QUE É EPISTASIA?
Epistasia (do Grego epi, sobre, stasis, parada, inibição) é simplesmente a interação entre genes. epistasia é amplamente utilizado na genética de populações e se refere especialmente a propriedades estatísticas do fenômeno.
COMO OCORRE?
A epistasia ocorre quando a presença de um alelo inibe a ação de outro. O alelo com efeito inibidor é chamado de epistático, e o alelo inibido é chamado de hipostático. Existem dois tipos de epistasia:
Epistasia dominante: quando o alelo epistático é dominante. Pode estar em dose dupla (AA) ou simples (Aa).
- Epistasia recessiva: quando o alelo epistático é recessivo. Para ter efeito é necessário estar em dose dupla (aa).
Epistasia dominante:
Galinhas da raça Leghorn possuem a plumagem colorida, condicionada pelo alelo dominante C. Galinhas que possuem o alelo C e o alelo I possuem plumagem branca, pois o alelo I inibe a ação do alelo C. Esse é um caso de epistasia dominante. A galinha só apresenta plumagem colorida na ausência do alelo I. Genótipo | Fenótipo | C_ii | Plumagem colorida | C_I_, ccI_, ccii | Plumagem branca |
Epistasia recessiva
Em camundongos, o alelo P é responsável pela cor aguti da pelagem e o alelo p é responsável pela cor preta. Mas a determinação da cor da pelagem depende de outros dois alelos: o alelo A permite a expressão do gene para a cor da pelagem, enquanto o alelo a impede a expressão do gene. Se o camundongo possui os alelos aa ele não produzirá pigmentos e será albino.
No cruzamento entre um rato preto (Ppaa) e um rato albino (ppAA), em F1 vão aparecer somente ratos agutis, pelo fato dos genes P e A se interagirem, já no cruzamento entre os dois ratos da F1, vão ser gerados na F2 agutis, pretos e albinos, na proporção 9:3:4.~
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Collinsia: característica em epistasia (cor de flor azul e rosa).
Fontes
Amabis, José Mariano. Biologia. Volume 3.