Generos textuais
- INTRODUÇÃO
Os gêneros textuais são frutos do trabalho coletivo e “contribuem para organizar e estabilizar as atividades comunicativas do dia a dia.” Atualmente, em plena fase conhecida como CULTURA ELETRÔNICA, foram criados vários mecanismo como telefone gravador, rádio, televisão e, principalmente o computador pessoal e suas aplicações mais reconhecidas: a internet. Assim, observamos uma explosão de novos gêneros e nas formas de comunicação, tanto na oralidade como na escrita. Venho com esse trabalho conhecer e compreender os gêneros textuais, pois é uma ferramenta que nos possibilita exercer uma ação lingüística sobre a realidade. De um lado amplia as capacidades individuais do usuário da língua; do outro amplia seu conhecimento a respeito do objeto sobre o qual a ferramenta é utilizada. Meu principal método de pesquisa sobre gêneros textuais, como foi feita minhas busca e a decisão sobre o assunto dentro do tema foi o computador e as opções variadas que a internet nos trás e a partir das diversas possibilidades de leitura e aprendizagem que as mídias virtuais podem trazer para o trabalho escolar e nosso dia a dia em modo geral.
2 - ANALISES
A carta, meio de comunicação pessoal imprescindível, leva a interação entre duas ou mais pessoas, pois pode ser escrita ou lida colaborativamente, sendo que, no geral, é enviada de um indivíduo a outro. É uma forma de comunicação muito presente nas obras literárias, o que seria dos apaixonados protagonistas dos grandes romance se não fossem as cartas e os bilhetes recebidos para amenizar a falta que um fazia ao outro?
Itabira 01 de Janeiro de 2010 Querido Wedson
sou eu quem tem a agradecer o tempo que me dedicas, a gentileza das tuas palavras e o carinho que manifestas por mim. Você é muito importante em minha vida, não se esqueça! Obrigada!! Adriana Márcia
Estrutura:
Cidade: Itabira