Segurança do trabalho
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Saúde e Segurança do Trabalho
Prof. EAD: Me. Jefferson Teruya de Souza
Tutor Presencial: Erika Rodrigues
“Desafio de Aprendizagem”
Adriana Silva Schoeps – RA 2065129240
Mirian Helena do Espírito Santo – RA: 4116211295
Patricia Lacerda Costa Gouveia – RA 2030927461
Jundiaí
2011
Etapa 1
Aula-tema: Segurança do Trabalho
O Fator Acidentário de Prevenção (FAP) foi criado em 2003 conforme a Lei n° 10.666/2003, mas necessitava de mudanças em sua metodologia para que sua aplicação tivesse a devida efetividade.
Passados os anos esta Lei necessitava de mudanças para atender a necessidade,haja visto que os riscos nas organizações aumentaram com a utilização de mais produtos tecnológicos e exposição em locais de maior perigo.
Uma grande preocupação do Brasil quanto os acidentes de trabalho é o que mais assusta devido as suas estatísticas, estamos entre os dez países com maior numero de acidentes no trabalho, segundo dados da Previdência Social teríamos em torno de 3 mil trabalhadores que perderam suas vidas por ano no local de trabalho.
Então o maior objetivo desta alteração no FAP é tentar reduzir estas estatísticas através da diminuição de acidentes de trabalho. A forma para que as novas medidas sejam aplicadas é a cobrança de impostos com percentuais sobre o salário dos trabalhadores, quanto maior risco maior a alíquota a ser recolhida.
Isso acontece da seguinte forma, o Fator Acidentário de Prevenção (FAP) tem como objetivo incentivar a melhoria das condições de trabalho e da saúde do trabalhador , estimulando individualmente cada empresa a implementar políticas mais efetivas de saúde e segurança, para reduzir os casos de acidentes do trabalho. A forma para que sejam aplicadas é a cobrança das alíquotas , porém as empresas que reduzirem os casos de acidente terão redução no valor da contribuição.
Com isso o trabalhador trabalha com maior segurança, a empresa vai