Trabalho de administração.
Segundo Chiavenato (2000, p.44) a organização é a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente.
A organização atua em meio ambiente e a sua existência e sobrevivência dependem da maneira como ela se relaciona com esse meio. Para tanto ele deve ser estruturada e dinamizada em função das condições e circunstâncias que caracterizam o meio em que ela opera. Dentro de uma abordagem mais ampla, as organizações são unidades sociais (ou agrupamentos humanos), intencionalmente construídas e reconstruídas, fim de atingir objetivos específicos. Isto significa que as organizações são propositada e planejadamente construídas e elaboradas, isto é, reestruturadas e redefinidas, na medida em que os objetivos são atingidos ou na medida em que se descobrem meios melhores para atingi-los com menor custo e menor esforço. Uma organização nunca constitui uma unidade pronta e acabada, mas um organismo social vivo e sujeito a mudanças.
Toda organização atua em determinado meio ambiente e sua existência e sobrevivência dependem da maneira como ela se relaciona com esse meio. Assim ela deve ser estruturada e dinamizada em função das condições e circunstâncias que caracterizam o meio em que ela opera.
1.1 DEFINIÇÃO DE EMPRESA
Para Gomes e Gottschalk: “Empresas são organizações nas quais há um certo número de empregados, desenvolvendo uma atividade comum, sob a autoridade de um chefe investido no poder de direção.”
Segundo Koontz e O’Donnell, apud (VIEIRA, 2007, 11) afirmam que as “empresas, assim como os homens, não vivem para si sós. São instituições entrelaçadas que o homem julgou conveniente organizar para atender às suas necessidades”.
Por outro lado, em atendimento a essas necessidades, Raimar Richers, apud (VIEIRA, 2007, 12) diz ao definir empresa:
“(...) é uma organização que se propõe a, regularmente, transformar insumos e/ou transacionar bens que considera úteis para a