Os vários rostos da infância
Gledson José do Nascimento RA: 3333548363 Juliana Lima Berto RA: 3345573018
Daniela Alves RA: 3364487661 Ivone Fernandes Rodrigues RA:3340537706
Geane Rezende Ramos RA: 3369584458
RESUMO O artigo busca analisar os tipos de infância existentes entre culturas, com diferentes sociedades e o meio onde vivem essas crianças, retratando a importância que a sociedade dá para essas diferenças.
Palavras-chave:Educação, Crianças e Sociedades.
INTRODUÇÃO
É preciso identificar o desenvolvimento infantil das crianças para, a partir dele ter uma visão de como se pode trabalhar com as nossas crianças. Por meio das pesquisas realizadas, é possível constatar que apesar das diferenças a escola tem bastante influência sobre as crianças. Basta escolher se essa influência terá bom resultado ou não. Ao se desejar uma educação com valores, deveríamos pensar a ética como princípio verdadeiramente transversal, isto é, permeando com flexibilidade todas as outras preocupações da comunidade educativa. A criança necessita se sentir segura para mostrar aquilo que sabe e esta aberta a aprender coisas novas.
Diversos Tipos de Infância
Em meio à globalização, há diferentes tipos de cultura que baseiam a diferença da educação infantil. A sociedade tem tentado alcançar os diversos tipos de crianças, avaliando a infância e tentando a mudança no que diz respeito ao acesso dessas crianças à escolarização. Entre os diversos fatores participantes desse processo, destaca-se o atual acesso à escolarização continuada por parte de novas gerações. A criança que é autônoma é capaz de incentivar ações e decisões importantes no contexto de atividades relevantes. Sem escola as crianças careceriam de contato com o mundo da cultura, o que as tornariam presas do mesmo obscurantismo que impedira uma vida melhor para os pais. E o poder da educação é distintamente compreendido por uns e por outros. Augusto Cury no seu livro “Pais