Atividades complementares
Professor (a) à distância: Tatiane Heiffig Borges Bispo
Desafio de aprendizagem da Disciplina Fundamentos Filosóficos da Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhaguera-Uniderp.
Autoras:
Natália Carolina da Silva Cardoso RA: 2328432583
Juscilene da Cruz Santos Fonseca RA: 2335448608
Silvia Amorim RA: 2327397370
Aparecida Janaina A.C Tasquin RA: 2307350212
Ligia Botelho RA:
“DIVERSOS ROSTOS DA INFÂNCIA” E “SUAS RESPECTIVAS FORMAS DE EDUCAÇÃO”
Introdução
Os desdobramentos dessa questão de que a criança é um ser em formação e o adulto entendido como ser completo, trazem complicações na relação entre adulto e criança. Verificamos que estas relações são marcadas fundamentalmente pela linguagem e pelos modos de circulação da palavra, e que o que é dito sobre a criança e para a criança é constitutivo destes modos de lidar com ela. Nesse contexto, observamos que a palavra dita, pelos diferentes setores sociais, em relação à infância e dirigida a ela, acaba por narrar uma concepção de criança que, no processo de suas práticas cotidianas marcadas pela linguagem, acabam definindo o modo de lidar e viver com a criança, assim como o lugar dela no meio social.
Temos a necessidade de discutirmos a relação entre o professor/aluno, pois isso pode dizer muito sobre os vários rostos da infância implícitos nas práticas educativas.
Na grande maioria das vezes, no discurso acadêmico bem como no senso comum, a infância é definida como a época em que o indivíduo, tanto do ponto de vista físico quanto moral, não existe ainda, em que ele se faz, se desenvolve e se forma
Desenvolvimento
2.1 Comportamentos Infantis: "Filme Lolita"
Expomos aqui o exemplo de um dos comportamentos infantis levantada em questão no filme “Lolita”.