Fundamentos filosóficos da educação
CURSO DE PEDAGOGIA – 2° SEMESTRE
Os diversos rostos da infância e suas respectivas formas de educação.
Resumo
O objetivo deste trabalho é escrever um artigo discutindo os “diversos rostos da infância” e suas respectivas formas de educação. Analisar as concepções teóricas sobre a infância e a educação infantil, no âmbito familiar e escolar realizando reflexões sobre a infância da idade média e a infância atual. De um quase anonimato, a criança passa a ser percebida de uma forma romântica e evolui para um sujeito com poder de decisão. A educação Infantil teve que acompanhar as novas especificidades no tratamento destinado às crianças, originando um novo perfil de educador, que tem que se apropriar dos pressupostos pedagógicos necessários para o desenvolvimento de uma prática docente de qualidade.
Palavras-chave: infância, educação infantil, família, escola.
____________________________________________________________
________________
OS DIVERSOS ROSTOS DA INFÂNCIA E SUAS RESPECTIVAS FORMAS DE EDUCAÇÃO Artigo produzido para a Unidade Didática Fundamentos Filosóficos da Educação do Curso de Pedagogia da UNIDERP Interativa.
INTRODUÇÃO
Como futuras pedagogas, é relevante analisar alguns aspectos da infância na idade média até a infância na sociedade contemporânea. Além de discutir e realizar algumas reflexões em relação à necessidade de superação e melhoria da qualidade de vida infantil.
Os significados da infância são construídos socialmente. Isto significa que esses significados nem sempre foram os mesmos e as modificações ocorreram e ocorrem por determinações culturais e mudanças estruturais na sociedade. O conceito de infância tem evoluído através dos séculos, segundo Ariés (1981)