Diferenças entre capitalização simples e capitalização composta
Disciplina: Matemática Financeira
Introdução
A atividade tem como objetivo, identificar as principais diferenças entre capitalização simples e capitalização composta, para que na intenção de investir recursos em determinado momento, projeto ou investimento, encontre a rentabilidade mais adequada e seja apto a realizar cálculos financeiros que possibilitem a melhor tomada de decisão.
Justificativa
Com base na identificação das diferenças entre os tipos de capitalização (simples e composta), possamos analisar o cenário mais favorável para a aplicação ou investimento de recursos financeiros.
Desenvolvimento
Para facilitar o entendimento, precisamos entender primeiramente os conceitos básicos:
JUROS
Quantia a ser paga por um devedor, pela utilização do dinheiro de um credor.
JUROS SIMPLES
Os juros simples ou de capitalização simples é aquele em que a taxa de juros incide somente sobre o capital inicial, ou seja, é o valor que se espera receber pelo valor aplicado ou investido, hoje, acrescido dos juros.
Os juros simples pode ser expresso pela fórmula:
J (juros) = VP (valor presente) x i (taxa de juros) x n (prazo da aplicação)
Assim:
VF = VP + J
VF = VP . (1 + (i . n))
Exemplo: Amanda quer comprar uma televisão, mas não possui o valor imediatamente para comprá-la. Então resolve fazer um empréstimo no banco no valor de R$ 1000,00, que deve ser paga em 60 dias a uma taxa de juros simples de 10% ao mês. Quanto Amanda deverá pagar no final do período?
Aplicando na fórmula:
J = 1000 x 0,1 x 2
J = 200
Como queremos saber o valor à pagar e não apenas o juros, é necessário somar os juros ao VP (valor inicial). Desta forma, obtemos:
VF (valor futuro) = VP (valor presente) + J (juros)
VF = 1000 + 200
VF = 1200
JUROS COMPOSTOS
Capitalização composta é aquela em que a taxa de juros incide sempre sobre o capital inicial acrescido dos juros acumulados ao fim de cada