Atividade Individual 1 - Matemática Financeira - Diferença entre capitalização simples e composta
Módulo: Módulo 2
Atividade: Atividade Individual 1
Título: Diferenças entre Capitalização Simples e Composta
Aluno: Henrique Campacci de Oliveira
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: T19
Introdução
O estudo da disciplina de Matemática financeira permite utilizar instrumentos que são muito importantes no dia a dia, pois podemos avaliar a melhor forma de aplicar dinheiro.
O presente trabalho tem o intuito de expor as diferenças entre capitalização simples e capitalização composta, demonstrando através dos conceitos e de exemplos numéricos as principais características de cada operação.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica.
Justificativa
Em operações de capitalização simples, os juros são calculados sempre sobre o valor inicial ou valor presente, portanto não há qualquer alteração da base de cálculo durante o período de cálculo dos juros. Os juros do período não são somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes, assim apenas o valor presente ou valor atual é que rende juros.
As operações de capitalização simples são muito importantes, com elas podemos calcular diversas operações que realizamos no dia a dia, por exemplo calcular qual o rendimento de uma aplicação na poupança após um determinado período.
Em operações de capitalização composta, os juros produzidos em um período serão acrescidos ao valor aplicado e no próximo mês também produzirão juros, assim formando o chamado “juros sobre juros”.
Este regime costuma ser mais freqüente no sistema financeiro, e portanto, é mais utilizado para calcular os problemas do dia a dia. Os juros são gerados a cada período e são incorporados ao principal para efetuar o cálculo dos juros do período seguinte.
As operações de capitalização composta também são muito importantes, com elas podemos calcular diversas operações que realizamos no dia a dia, por exemplo calcular qual valor a ser pago por um empréstimo pedido a uma