Capitalização Simples e Composta
Módulo: Módulo 2
Atividade: Atividade Individual
Título: Juros de Capitalização Simples e Juros de Capitalização Composta
Aluno: Italo
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: Pós Adm 11 e Matemática Financeira T0342
Introdução
Os ensinamentos da disciplina de Matemática Financeira são amplos e de grande utilidade para todos, pois suas aplicações são utilizadas em operações de financiamentos, operações de investimento, operações de desconto, entre tantas outras. O uso das técnicas de Matemática Financeira é imprescindível para a tomada de decisões mais racionais em situações de grande importância para a saúde financeira.
Um dos principais conceitos dentro dessa disciplina é o conceito de juros. Esse conceito surgiu há bastante tempo quando o homem percebeu existir uma estreita relação entre o dinheiro e o tempo.
Juros é o valor que se paga ao investidor por sua aplicação/investimento durante um determinado período de tempo (prazo determinado). Os economistas ainda o definem como sendo a remuneração do uso do fator capital financeiro, podendo ser entendido também como:
Dinheiro pago pelo uso de dinheiro emprestado;
Remuneração do capital empregado em atividades produtivas ou remuneração paga pelas instituições financeiras sobre o capital nelas aplicado;
O aluguel do capital alheio.
Para calcular os juros, precisa-se da taxa de juros pactuada entre o investidor e o tomador, do valor da operação e do prazo. A taxa de juros é geralmente expressa em base percentual.
Os conceitos de juros e taxa de juros são fundamentais na Matemática Financeira. Neste trabalho serão tratadas as duas formas de capitalização dos juros: capitalização simples e capitalização composta.
Justificativa
Para resolver problemas de cálculo de taxas de juros em dois ou mais períodos é necessário trabalhar com a noção de regime de capitalização.
Existem basicamente dois regimes de capitalização: o simples e o composto. O que