Capitalização Simples e Composta
Módulo: 1 e 2
Atividade: Capitalização Simples e Composta
Título: Capitalização Simples e Composta
Aluno: Dayane Tapi
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: Pós Adm 40
Introdução
Juros
Juros é um atributo de aplicação financeira em que referimos a uma quantia em dinheiro que deve ser paga por um ''devedor", pela utilização do valor que foi emprestado.
Eles são altamente aplicados na matemática financeira, pois está presente em possíveis empréstimos, transações bancárias, compras e outras operações que são comumente feitas na rotina empresarial.
Existem dois tipos de juros:
Juros Simples: São acréscimos que são somados ao capital inicial no final da aplicação.
Juros Compostos: São acréscimos que são somados ao capital, ao fim de cada período de aplicação, formando a soma de um novo capital.
Justificativa
Capitalização simples
Conceito
No regime de capitalização simples, os juros são calculados sempre sobre o valor inicial. Eles são calculados baseados no valor da dívida ou da aplicação. Dessa forma, o valor dos juros é igual ou maior no período de aplicação. O regime de capitalização simples cresce de forma linear, seguindo uma reta.
Juros Simples
Juros que incidem sobre o valor inicial em um empréstimo, ou seja sobre os juros não pagos, não incide cobranças de juros.
Fórmulas:
Valor Futuro = Valor Presente + Juros/VF=VP+ J
Juros = Valor presentex taxa de juros x tempo/J = VP x i x n
A fórmula que relaciona valor presente VP, taxa de juros i, prazo n e valor futuro VF é
VF= VP + VP x i x n
Desconto Simples Comercial ou Bancário
Um dos modelos de juros simples mais utilizados no mercado financeiro é chamado juros antecipado, juros adiantado, desconto de títulos ou simplesmente desconto bancário. A taxa é aplicada sobre o valor futuro, durante um determinado período, para obtermos o valor presente.
Fórmula:
VP = VF x (1 - i x n)
Taxa de Rentabilidade
A taxa é aplicada