Capitalização Simples e Capitalização Composta
Módulo: 2
Atividade: Individual Tarefa
Título: Capitalização Simples e Capitalização Composta
Aluno:
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: 0272
Introdução
Através do estudo e análise no campo da matemática financeira encontramos dois tipos de aplicação de capitalização de juros, sendo elas entendidas como capitalização simples e capitalização composta. Esses dois tipos de capitalização são, na maioria das vezes, utilizados em empréstimo, aplicação ou financiamento.
Justificativa
Para compreender melhor como cada capitalização se aplica é preciso entender primeiramente o que é realmente uma capitalização simples e uma capitalização composta, para isso, a diferenciação de cada conceito facilita a concepção e consequentemente a melhor aplicação no dia-dia. Através desses conceitos, que estão inseridos no conceito da matemática financeira, podemos entender juros com capitalização simples como juros que incidem sobre o valor inicial de um empréstimo. Em outras palavras, sobre os juros não pagos, não incide cobrança/ pagamento de juros. Já em relação aos juros compostos eles são calculados sempre em função do saldo existente no início de cada respectivo período.
Desenvolvimento
No regime de capitalização simples, os juros são calculados sempre sobre o valor inicial, não ocorrendo qualquer alteração da base de cálculo durante o período de cálculo dos juros. O regime de capitalização simples representa, portanto, uma equação aritmética, sendo que o capital cresce de forma linear, seguindo uma reta; logo, é indiferente se os juros são pagos periodicamente ou no final do período total. (KUHNEN, 2008). Desse modo podemos sintetizar os juros simples través de uma fórmula:
VF=VP+VP.i.n
Onde...
VP é o valor presente inicial
VF é o valor futuro i é a taxa de juros n é o prazo da aplicação – número de períodos.
Ex: Qual o valor presente – hoje – de um pagamento futuro