mecanica dos solos
Introdução a Mecânica dos solos/Ciclo das Rochas/ e Origem dos solos.
INTRODUÇÃO À MECÂNICA DOS SOLOS
1. Introdução
O que é solo? A definição de solo é algo muito relativo. Relativo porque varia de acordo com a finalidade de uso/aplicação desse bem natural. Por exemplo: Para agricultura o solo é a camada de terra arável que sustenta as plantas e nutre suas raízes. Já para Engenharia Civil ele consiste como sendo um aglomerado de partículas fundamental ao suporte das estruturas que serão construídas, bem como uma importante fonte de matéria-prima. A forma com a qual a Engenharia Civil entende e explora o solo encontram-se disposta no quadro abaixo (QUADRO 01).
QUADRO 01 – Emprego do solo na Engenharia Civil
Fonte: NOGUEIRA (1988).
O estudo dos tipos de solo, suas propriedades, estruturação e interações permitem identificar as condições físicas que qualificam a exploração de uma determinada porção de terreno como adequada ou não para emprego em uma dada finalidade. Construir em terrenos arenosos, por exemplo, exige atenção redobrada sendo necessário, em alguns casos, o uso de técnicas auxiliares como a utilização de estacas pré-moldadas (ou de madeira) para assegurar a estabilidade do terreno diminuindo os riscos de desmoronamento (FIGURA 01).
FIGURA 01 – Estaca de sustentação no muro do Condomínio Buena Vista na BR-101 sentido Parnamirim-Natal.
De acordo com Caputo (1996) o papel da Mecânica dos solos neste contexto é tomar conhecimento das propriedades do solo e a partir delas explicar o comportamento do terreno sobre as ações impostas pelas estruturas que sobre eles, ou em seu interior, serão construídas. Ou seja, a disciplina oferece os subsídios necessários para se compreender como cada tipo de solo reage às deformações provocadas pelo meio (Natural ou antrópico). No tocante as deformações o estudo da mecânica dos solos concentra atenções sobre duas características do solo em especial: a resistência e o