Técnico Em Informatica
Abstract. This article presents the characteristics of HTTP, DNS, IP, DHCP, Token Ring network protocols. Its main operating methods as well as their communication methodology beyond a brief summary of the model ISO-OSI and TCP-IP will be described.
Resumo. Este artigo apresenta as características dos protocolos de rede HTTP, DNS, IP, DHCP, Token Ring. Será descrito seus principais métodos de funcionamento bem como sua metodologia de comunicação alem de um breve resumo do modelo ISO- OSI e TCP-IP.
1. Introdução Os protocolos de rede servem para estabilizar a comunicação entre computadores sem que ocorra colisões ou algum tipo de interferência. Os protocolos são como um conjunto de regras que regem o envio e recebimento de dados entre as máquinas, possibilitando o funcionamento correta das mesmas, cada protocolo tem suas peculiaridades e meios de comunicação, o que faz que cada um tenha um papel específico em alguma área da rede.
1.1 Orientação para conexão
Um protocolo orientado a conexão tem uma resposta do destinatário se os pacotes realmente chegaram como exemplo o TCP-IP já que se um pacote se perde no caminho ele manda uma copia de novo para assim o destinatário organizar os pacotes e conseguir a informação por completo. Um protocolo não orientado a conexão não sabe se o destinatário recebeu os pacotes como exemplo temos o UDP que funciona nas vídeo chamadas sendo assim que o pacote que não chegou não chegara mais como em vídeo chamada, pois não seria pratico receber um pedaço do vídeo ou áudio atrasado.
Figura 1. Exemplo de rede interconectada
1.2 Modelo ISO-OSI
O modelo ISO-OSI (Open System Interconnection), ou interconexão entre sistemas abertos, divide os protocolos de uma forma gráfica e também de uma forma mais fácil juntando eles por função. Foi criada para ser um padrão, porém não é 100% seguido, pois o que é mais usado é o TCP-IP que citaremos mais abaixo.
Abaixo as respectivas camadas que definem a