Capitalização simples e capitalização composta
Módulo: II
Atividade: Individual
Título: Capitalização simples e capitalização composta
Aluno:
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: Matemática Financeira Online - Turma 347 - Abril 2014
Introdução
A Matemática Financeira é uma área que aplica seus conceitos no estudo da variação do dinheiro ao longo do tempo. A origem da Matemática Financeira está intimamente ligada a dos regimes econômicos, o surgimento do crédito e do sistema financeiro. Algumas das utilizações da matemática financeira podem ser exemplificadas através dos juros, inflação, investimentos e outras questões que estão presentes no dia a dia de empresários, banqueiros e outros profissionais. Nesse trabalho iremos discutir somente sobre a capitalização simples e capitalização composta, apresentando a definição e exemplos.
Justificativa
Neste trabalho apresenta-se uma proposta na busca da construção do conhecimento sobre capitalização simples e capitalização composta. Para que as pessoas possam entender o que é a capitalização e como utilizamos. Dessa forma poderão fazer alguns questionamentos como, por exemplo: Será que este dinheiro guardado, ao final de um ano ainda possui o mesmo poder de compra como no dia em que se resolveu guardá-lo? Qual é a melhor forma de juros para tomar um empréstimo, simples ou composto?
Desenvolvimento
1 - Capitalização simples e capitalização composta
1.1 Juros Simples
De acordo com KUHNEN (2008) no regime de capitalização simples, os juros são calculados sempre sobre o valor inicial, não ocorrendo qualquer alteração da base de cálculo durante o período de cálculo dos juros. Na modalidade de juros simples, a base de cálculo é sempre o Valor Atual ou Valor Presente (PV), enquanto na modalidade de desconto bancário a base de cálculo é sempre o valor nominal do título (FV). O regime de capitalização simples representa, portanto, uma equação aritmética, sendo que o capital cresce