Matriz matemática
Módulo: 2 Atividade:
Título: Diferença entre capitalização simples e composta.
Aluna: Anitta
Disciplina: Matemática Financeira Turma:Pós adm
Introdução
Para entendermos a diferença entre capitalização simples e capitalização composta, é necessário entendermos o que é Juro e o que é capital:
O Capital representa o valor aplicado em alguma atividade financeira e o juro representa a remuneração deste Capital, ou seja, o juro é a remuneração pelo empréstimo do dinheiro.
Capitalização simples é aquela em que os juros incidem somente sobre o capital inicial.
Capitalização composta é aquela em que os juros incidem sobre o capital principal acrescido dos juros acumulados no período anterior.
Os dois regimes são aplicados em operações financeiras, porém é muito mais frequente a aplicação do regime de capitalização composta do que o de capitalização simples. Como exemplo de aplicações de capitalização simples tem-se a operação de descontos em duplicatas. Já para a capitalização composta, têm-se como exemplos as aplicações na poupança, compras com cartão de crédito, empréstimos bancários e etc.
O regime de capitalização é extremamente importante tanto para empresas quanto para qualquer pessoa que necessite fazer uma operação financeira, pois no caso das empresas pode ser orientadora em investimentos financeiros que se bem aplicados trarão lucros para a empresa, já no caso das pessoas enquanto consumidores, pode influenciar positiva ou negativamente no fechamento de compras a prazo ou na obtenção de empréstimos.
Do ponto de vista de investimentos financeiros (rendimentos) a capitalização composta é muito mais vantajosa, devido à aplicação de juros sobre juros.
Já para a compra a prazo, a capitalização simples é a melhor opção, pois nela os juros incidiram apenas sobre o valor principal.
Justificativa
A evolução do capital em cada regime pode ser visualizada e melhor entendida através de gráficos.
Na