Matriz de atividade individual - matemática financeira
Módulo:02
Atividade:01
Título: A partir da observação de como o valor do dinheiro se modifica ao longo do tempo a partir da determinação dos juros, elaborem um texto apontando os pontos positivos e negativos dos regimes de capitalização no dia-a-dia das empresas na aplicação e captação de recursos. Além disto, qual é o melhor regime de capitalização para a captação e aplicação de recursos?
Aluno:
Disciplina: Matemática Financeira
Turma:
Introdução
A matemática financeira visa a estudar o valor do dinheiro no tempo, nas aplicações financeiras de dinheiro e nos pagamentos de empréstimos. Uma das primeiras fontes de investimento que as pessoas tem contato é a poupança. Nesse tipo de investimento, o investidor recebe juros da instituição financeira pelo uso temporário de seu dinheiro. Entende-se por regime de capitalização o processo de formação dos juros e a maneira pela qual eles são incorporados ao capital. Este projeto, procura responder duas perguntas: quais são os pontos positivos e os negativos dos regimes de capitalização no dia-a-dia das empresas na aplicação e captação de recurso e qual é o melhor regime de capitalização para a captação e aplicação de recursos.
Justificativa
Juro é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. É expresso como um percentual sobre o valor emprestado e pode ser calculado de duas formas: juros simples ou juros compostos.
No regime de juros simples os juros de cada período são calculados sobre o mesmo principal.
J = VP x i
Ou
J = VP x i x n
Sendo que:
J=juros
VP= valor presente i= taxa de juros n= tempo
Não existe capitalização de juros nesse regime, pois os juros de um determinado período não são incorporados ao principal para que ees soma sirva de base de cálculo dos juros do período seguinte. Consequentemente, o capital crescerá a uma taxa linear e a taxa de juros terá um comportamento linear em relação ao tempo. Nesse regime, a taxa de