Matriz Matemática
Módulo: 4
Atividade: Comparação entre VPL e TIR
Título: Refletir sobre as vantagens e desvantagens do VPL e da TIR como critérios para análise de projetos de investimento
Aluno:
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: MFPOS_T0259_0413
Introdução
VPL (Valor Presente Líquido) e TIR (Taxa Interna de Retorno) são métodos de análise de fluxos de caixa utilizados na tomada de decisão sobre a visibilidade dos projetos, identificando e analisando qual o melhor para se investir.
VPL: é a diferença entre o valor e o custo de um projeto. O resultado se dá em valores monetários.
TIR: é a taxa interna de retorno de um projeto, a taxa mínima de custo de capital que um projeto suporta. Ela retorna em percentual.
Para análise do VPL e TIR de cada projeto deve se levar em consideração a Taxa Mínima de Atratividade (TMA).
TMA: é a taxa mínima que o investidor está disposto a receber por aplicar seu capital num projeto.
Justificativa
O VPL determina o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial. É o calculo de quanto os futuros pagamentos somados a um custo inicial estariam valendo atualmente. O valor do projeto tem que ser maior que o do seu custo, maior que zero; só assim o investimento é aconselhável. Ou seja:
Se o projeto custa mais do que vale, não devemos investir, teremos prejuízo.
Se o projeto vale mais do que custa, devemos investir, teremos lucro.
A TIR é a taxa necessária para igualar o valor presente de um investimento com os seus respectivos retornos futuros ou saldos de caixa. Ela é um critério que atende ao valor de dinheiro no tempo. Para um investimento ela pode ser:
Maior do que a Taxa Mínima de Atratividade, o investimento é economicamente atrativo. Aconselhável investir.
Igual à Taxa Mínima de Atratividade, o investimento está economicamente numa situação de indiferença. Aconselhavél aguardar.
Menor do que a Taxa