Organização
De acordo com Robbins (2002), “Comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional”.
TEORIA DE MASLOW
A Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, de Maslow (1943), é um estudo teórico sobre o que motiva as pessoas na organização, demonstrando como a comunicação interpessoal, a estrutura da organização e administração de conflitos no ambiente de trabalho contribui com a motivação dos funcionários dentro da organização, fazendo com que esses trabalhem de forma mais eficaz, gerando maior produtividade a empresa.
Segundo Spector (2002) “a motivação é um estado interior que induz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamentos”.
LIDERANÇA.
Segundo Rouch & Behling (1984), liderança é o processo de influenciar as atividades de um grupo organizado na direção da realização de um objetivo.
George Terry sintetiza a ideia central do conceito de liderança em apenas: “A liderança é a atividade de influenciar pessoas fazendo-as empenhar-se voluntariamente em objetivos de grupo”
Um aspecto importante neste conceito é a palavra influencia em lugar de imposição. De fato, é possível impor determinadas ações a um subordinado quando se tem poder para tal. Contudo, é impossível impor a motivação com que cada um leva à pratica essa mesma ação. É esta motivação que a liderança procura melhorar. Uma técnica que acaba levando o colaborador a se motivar é deixando que ele expresse suas ideias pondo estas em pratica, um modelo de liderança que facilita essa motivação é o Empowerment, pois dá a oportunidade ao funcionário mostrar sua criatividade, seus talentos, habilidade podendo assim melhorar algum processo ou torná-lo mais ágil.
Para um líder não é suficiente atingir os objetivos da organização; é necessário que