Matriz individual Matematica Financeira
Módulo: Atividade:
Título: VPL e TIR
Aluno:
Disciplina: Matematica Financeira Turma:
Introdução
O principal objetivo deste trabalho é demonstrar a importância da análise econômica financeira de investimentos, aplicando os métodos TIR (Taxa Interna de Retorno) e Valor Presente Líquido (VPL), refletindo sobre as vantagens e desvantagens de cada método.
Justificativa
Valor Presente Líquido (VPL) também denominado de Valor Atual Líquido (VAL) ou, ainda, Net Present Value (NP) essa técnica de análise procura avaliar, em valor atual, todos os fluxos de caixa pertinentes a um determinado projeto de investimento. Ou seja, opõe sempre em valor presente, os desembolsos que o investidor deverá realizar aos retornos que ele terá na forma de fluxos de caixa líquidos. Já a Taxa Interna de Retorno (TIR) representa a taxa média periódica de retorno de um projeto suficiente para repor, de forma integral e exata o investimento realizado.
Desenvolvimento
Valor Presente Liquido
O valor presente líquido (VPL), também denominado método de avaliação de fluxos de caixa descontados, proporciona uma comparação entre o valor do investimento e o valor dos retornos esperados (na forma de fluxo de caixa líquido) com todos os valores considerados no momento atual. Todos os valores são trazidos à data presente por meio de uma taxa de desconto específica, também conhecida como taxa de atratividade. É importante ressaltar que toda análise de investimento é realizada do ponto de vista de um investidor, daquele que desembolsa recursos com a expectativa de obter retornos futuros. O VPL utiliza fluxos de caixa, que são geradores definitivos de valor, utiliza todos os fluxos de caixa do projeto e também o VPL desconta os fluxos de caixa pela taxa correta, que deve indicar o justo valor pelo dinheiro no tempo de acordo com o risco assumido no projeto. A premissa do VPL é o reinvestimento de todos os fluxos de caixa