Desequilibrios regionais
Índice
Introdução
Ninguém pode descrever com exatidão como serão as relações trabalhistas dos próximos anos. A única, é que passarão por profundas alterações. A mudança será de tal porte que se constituirá na marca do começo do século que está por vir, simultaneamente causa e efeito dos novos patamares em que as atividades económicas se colocarão.
Sem risco de exagero, pode-se dizer que o trabalho no século 21, começando já neste último ano do século 20, terá de ser visto sob uma ótica tão nova quanto aquela que surpreendeu o mundo na chegada da Revolução Industrial.
Esta prevista mudança é comprovada através dos fatores de crescimento económico e pela notícia, a seguir apresentados.
Trabalho
Trabalho de acordo com a definição do Dicionário do Pensamento Social do Século XX, trabalho é o esforço humano dotado de um propósito que envolve a transformação da natureza através do gasto de capacidades físicas e mentais.
O trabalho sempre fez parte da vida dos seres humanos. Foi através dele que as civilizações conseguiram desenvolver-se e alcançar o nível atual. O trabalho gera conhecimentos, riquezas materiais, satisfação pessoal e desenvolvimento económico. Por isso é que ele é e sempre foi muito valorizado em todas as sociedades.
Emprego
É a relação, estável, e mais ou menos duradoura, que existe entre quem organiza o trabalho e quem realiza o trabalho. É uma espécie de contrato no qual o possuidor dos meios de produção, paga pelo trabalho de outros, que não são possuidores do meio de produção.
Trabalho Emprego
A maioria das pessoas associa as palavras trabalho e emprego como se fossem a mesma coisa, mas não são. Apesar de estarem ligadas, essas palavras possuem significados diferentes.
O trabalho é mais antigo que o emprego, o trabalho existe desde o momento que o homem começou a transformar a natureza e o ambiente ao seu redor, desde o momento que o homem começou a fazer utensílios e ferramentas.