Juros Simples e Composto
Módulo: 02 – Juros Simples e Compostos
Atividade: Atividade individual 01
Título: Diferenciação de capitalização simples e composta
Aluno: Henrique Breguez Gonçalves Gomes Pinto Coelho
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: Pós ADM 01 – IBS/FGV vetor norte
Introdução
O presente trabalho se propõe a explicar a diferenciação de capitalização simples e composta, efetuando a comprovação através de exemplos numéricos.
Entretanto, é essencial inicialmente resgatar alguns conceitos que auxiliarão na elaboração deste trabalho. Assim, iremos efetuar a definição de capitalização. A capitalização é a aplicação de juros a um capital inicial ao longo do tempo, gerando um capital futuro. Em termos matemáticos, temos:
VF = Juros + VP, sendo VF valor final e VI valor presente.
Assim, surge uma nova questão que devemos definir: o que é o Juros? Juros é a remuneração da aplicação do dinheiro em um determinado prazo. Ou, em termos matemáticos:
Juros= VF - VP, sendo VF valor final e VI valor presente.
Realizada as definições iniciais, podemos partir para o problema principal, a diferenciação entre capitalização simples e composta.
Justificativa
O trabalho possui como objetivo estabelecer a diferenciação de capitalização simples e composta, exemplificando com dados numéricos ambas situações.
Porém, a importância desta atividade reside no fato que consolidar o entendimento de capitalização simples e composta e respectivamente a aplicabilidade de juros simples e composto é alicerce fundamental para todo o estudo da Matemática Financeira.
Dessa forma, para dar continuidade aos entendimentos é necessário primariamente assentar os conceitos, definições e aplicabilidade da capitalização simples e composta.
Desenvolvimento
A capitalização simples é aquela que incide um juros simples ao longo do tempo sobre o capital inicial. Segundo José Carlos Abreu, Juros Simples é quando você investe determinado valor