Diferenças entre capitalização simples e composta
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
RAFAEL LEITE FREITAS
DIFERENÇAS ENTRE CAPITALIZAÇÃO SIMPLES E CAPITALIZAÇÃO COMPOSTA
Ponte Nova
2014
RAFAEL LEITE FREITAS
DIFERENÇAS ENTRE CAPITALIZAÇÃO SIMPLES E CAPITALIZAÇÃO COMPOSTA
Atividade individual referente à disciplina Matemática Financeira, pertencente à grade curricular do MBA em Gestão Empresarial da IBS – Fundação Getúlio Vargas.
Professor Alexander Serrano
Ponte Nova
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 CONCEITO DE CAPITALIZAÇÃO SIMPLES
2.1 Exemplificação alfanumérica de uma capitalização simples
3 CONCEITO DE CAPITALIZAÇÃO COMPOSTA
3.1 Exemplificação alfanumérica de uma capitalização composta
4 CONCLUSÃO
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 - Introdução
Tanto a Capitalização Simples quanto a Capitalização Composta são modelos utilizados para a remuneração do capital ao longo de um período de tempo, vinculados a uma taxa de juros pré-estabelecida.
Em ambas os juros são pagos ao final de cada período de capitalização, o capital aplicado ou emprestado é capitalizado a cada período de tempo e, estes períodos são pontuais, ou seja, dias, meses ou anos.
Apesar das semelhanças iniciais, ambas apresentam resultados bem distintos pelas variáveis de incidência da taxa de juros sobre o capital inicial em relação ao tempo.
Tais diferenças serão tratadas nos tópicos seguintes, com a conceituação e exemplificação de cada modelo de capitalização.
2 - Conceito de Capitalização Simples
Na Capitalização Simples, os juros são obtidos somente em cima do valor inicial, não ocorrendo alteração da base cálculo ao longo do prazo estipulado, ou seja, os juros crescem de forma linear, não importando se os pagamentos irão ocorrer periodicamente ou ao final do período acordado.