Diferenças entre Capitalização Simples e Composta
Módulo: 2
Atividade: 4.2.1.
Título: Diferenças entre Capitalização Simples e Composta
Aluno:
Disciplina: Matemática Financeira
Turma:
Introdução Com intuito de auxiliar alguns conceitos referentes ao valor do dinheiro no tempo, a matemática financeira é indispensável, já que a mesma nos oferece ferramentas necessárias ao desenvolvimento de diversas teorias. Cada vez mais, em um mundo um globalizado, se faz necessário o conhecimento básico para possibilitar o conhecimento de conceitos mais elaborados. As empresas, de um modo geral, investem diversos recursos na capacitação de profissionais qualificados a entender e buscar as melhores opções de negócios. Para o empreendedor encontrar a melhor rentabilidade de seus recursos, possibilita avaliar o seu retorno, e para tal, se faz necessária a aplicação de cálculos financeiros que irão auxiliar na tomada de decisão e a gestão financeira das empresas.
Justificativa
Segundo Dalledone e Kujew, o regime de juros simples ou de capitalização simples é aquele em que a taxa de juros incide somente sobre o capital inicial. Seus principais elementos são Valor Futuro (VF), Valor Presente (VP), Taxa de Juros (i), Número de Períodos (n) e Juros Simples (j). Os mesmos autores definem que capitalização composta é aquela em que a taxa de juros incide sobre o capital inicial, acrescido dos juros acumulados até o período anterior. Nesse regime de capitalização o valor dos juros cresce em função do tempo.
Seus principais elementos são Valor Futuro (VF), Valor Presente (VP), Taxa de Juros (i), Número de Períodos (n) e Juros Composto (j).
Desenvolvimento
Juros Simples ou Capitalização Simples: Para calculo do juros simples utiliza-se a formula de Juros= VPxixn, portanto para calculo de valor final á ser recebido emprega-se a formula VF=VP+VPxixn Segue exemplo abaixo:
Andréia deseja aplicar R$ 1.000,00, a uma taxa de juros de 10% a.a., ao final de 1 ano, sob um regime