Diferença entre os metodo ensino
PEDAGOGIA
ALMIRES FERNANDES DE LIMA
MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Maceió
2011
ALMIRES FERNANDES DE LIMA
MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Atividades Interdisciplinares.
Prof. Josilaine B. R. Nascimento, Edilaine Vagula, Cyntia Simone, Eliane França, Juliana Fogaça.
Maceió
2011
INTRODUÇÃO
A música é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo uma pré-organização ao longo do tempo. Na educação infantil a música tem o objetivo de criar o desconhecido, despertar o conhecido, desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos, podendo ser incluída em vários momentos do dia, na hora da chegada como comprimento, da história para despertar o interesse e entre outros momentos; tornado-se um fator necessário no processo de ensino e aprendizagem.
Há várias formas de se trabalhar a música na escola, por exemplo, de forma lúdica e coletiva, utilizando jogos, brincadeiras de roda, confecção de instrumentos, matérias sonoros e coloridos, manipulando o contato com eles envolvendo diferentes tipos de sensações, assim criando vínculos afetivos, pois, a música é capaz de combater a agressividade infantil e os problemas de rejeição, que o professor também aprende quando faz junto, tornando o ambiente do aprendizado dinâmico e criativo.
Na educação infantil a melodia possibilita o desenvolvimento intelectual e a interação do indivíduo no ambiente social, se for usada de uma forma planejada é um dos principais meios de persuasão existente na sociedade, pois através dela é possível transmitir não somente palavras, mas também sentimentos, idéias e ideais que podem ganhar grandes repercussões didáticas se bem direcionadas. Como alternativa didática aguça o interesse do aluno, que muitas vezes sem