Trabalho
A adequação do ensino às características individuais dos alunos
Estratégias educativas de resposta às diferenças individuais
A análise das características individuais do aluno e a sua relação com a aprendizagem1 escolar constituem um dos temas fundamentais na psicologia do ensino.
O objetivo dessa análise é de primeiro apresentar e discutir algumas estratégias gerais da resposta às diferenças individuais dos alunos que os diferentes sistemas educativos adotaram ao longo da história. Tais estratégias são analisadas a partir das diferentes concepções sobre a natureza e a origem das diferenças individuais, o que leva a destacar idéias baseadas na adaptação das formas e dos métodos de ensino e no ensino adaptativo como o mais adequado de acordo com a concepção interacionista2 das diferenças individuais que se adotou. A partir dessa tomada de posição, é possível analisar algumas das linhas de pesquisa e de aprofundamento teórico e empírico que desenvolvem essa estratégia com o fim de ajudar a colocá-las em prática. Assim, são consideradas em primeiro lugar as proposições das denominadas pesquisas ATI, centradas precisamente na pesquisa e interações entre características dos alunos e tratamentos ou métodos educativos. A valorização dos resultados dessas pesquisas leva a postular a importância de dispor de algum tipo de teoria do ensino que possa guiar conceitualmente a pesquisa para respostas básicas às questões sobre as características individuais dos alunos.
Seguindo a análise feita por Cronbach (1967) e Glaser (1977), cinco estratégias são utilizadas para o tratamento educativo das diferenças individuais dos alunos:
1. Estratégia seletiva: parte da premissa de que o aluno avance ou progrida no sistema educativo até o nível que as suas capacidades permitam e que abandone
1 a.pren.di.za.gem: sf (aprendiz+agem) 1 Ação de aprender qualquer ofício, arte ou ciência. 2 O tempo gasto para aprender uma arte ou ofício. 3 Psicol