Vasari
Giorgio Vasari ficou mais conhecido através do seu livro Vidas dos Maiores Arquitetos, pintores e escultores italianos, publicado originalmente em 1550. E é tido como o marco inaugural das análises sobre história da arte, que destacou pela singularidade do seu enfoque. Nesta obra, fala sobre a trajetória dos principais artistas que marcou o Renascimento, desde suas vidas, suas obras, e também um valioso tratado das técnicas utilizadas.
O livro teve grande influência sobre os novos artistas que se formavam, sendo modelo para vários tratados nos próximos séculos. Ele afirma que as esculturas feitas antes do Renascimento “mais pareciam trabalhos realizados numa pedreira do que obras de um artista”.
Através desse livro, temos uma importante riqueza de informações sobre o Renascimento, ou seja, ele deu uma visão valiosa sobre alguns dos maiores artistas da história. Alguns estudiosos atribuem a expressão Renascimento a Vasari, pois ele a teria usado para explicar o esplendor artístico e cultural vivenciado na Itália neste período, com repercussões na pintura, na literatura e na ciência.
Como arquiteto, destacaram-se os seguintes trabalhos:
- Palácio dos Uffizi em Florença, a construção de um classicismo simétrica e elegante. A construção foi concluída em 1581. Durante anos, as partes