Dicotomias
Aula: As condições do nascimento da Psicologia e a construção do conceito de indivíduo e as dicotomias clássicas da Psicologia.
A INTERDEPENDÊNCIA HUMANA EM UMA SOCIEDADE HIERÁRQUICA
“A função social do homem ou mulher encontra-se, salvo exceções, predefinida, de acordo com sua origem, portanto não é matéria quer de reflexão pessoal, quer de dedicação e conquista ao longo da vida” (p.34)
Comente como a distinção indivíduo-sociedade e o conceito moderno de indivíduo não se aplica nas sociedades medievais.
CONDIÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA EM UMA SOCIEDADE DE MERCADO
“O sucesso econômico ou material não é mais constrangido pela condição de origem, mas dependente de uma conquista pessoal” (p.39)
Comente como as relações comerciais contribuíram para uma complexidade nos modos de interação (interdependência) entre os homens e como isso possibilitou a emergência do conceito de indivíduo.
O PÚBLICO E O PRIVADO
“A instituição do Estado é essencial para que o ‘nós’ deixe de ser referência a partir da qual cada um organiza sua vida cotidiana”. (p.66)
Comente a distinção entre o público e o privado o papel do Estado no surgimento destas categorias
OBJETIVO E SUBJETIVO
“A dicotomia objetivo-subjetivo elabora-se na reflexão sobre a possibilidade de o homem conhecer ou representar a realidade de modo seguro (...). Tanto no empirismo de Bacon como no racionalismo de descartes essas condições dizem respeito a faculdades do indivíduo particular, não a processos sociais de construção do conhecimento” (Tourinho, p.69)
Comente como se dá a dicotomia objetivo/subjetivo no racionalismo e no empirismo enfocando a relação sujeito-objeto do conhecimento.
“Todavia, o que importa ressaltar neste ponto é outro aspecto do racionalismo de descartes, compartilhado com Bacon: a noção de que o conhecimento verdadeiro é aquele que ‘representa’ uma realidade independente do sujeito que conhece”.