Grafeno
Grafeno é designado como uma alotropia bidimensional de átomos de carbono em estrutura cristalina. Sua estrutura se dá pela organização virtualmente infinita de anéis de benzeno em formato de lâmina com apenas um átomo de espessura.
É considerado um dos materiais mais resistentes já descobertos, com um limite elástico cem vezes maior do que um filme de aço hipotético da mesma espessura.
Foi pioneiramente isolado em 2004, sendo intensamente estudado desde então. O Método de isolamento usado foi a retirada de camadas de grafite usando fitas adesivas. Suas propriedades, à época do isolamento, já eram familiares e sua estrutura e propriedades já eram, de certa forma, esperadas.
As suas possíveis aplicações são muito variadas e vão desde engenharia aeroespacial, microeletrônica, computação quântica, super-capacitores dentre outras. Pela impressionante quantidade de propriedades e particularidades, o grafeno vem sendo considerado um "material maravilha" e espera-se que no futuro próximo seja largamente utilizado.
Pelo enorme interesse nesse material, a pesquisa do grafeno é um dos projetos científicos mais bem financiados do mundo, com maior foco no Reino Unido.
Explique as propriedades importantes do material selecionado:
Estrutura/microestrutura fig. 1
O grafeno é constituído por uma única camada de estrutura grafítica, com átomos arranjados em ligação sp2 densamente compactados em estrutura hexagonal. (fig.1)
Propriedades físicas Antes de ser isolado, em 2004, materiais com apenas um átomo de espessura arranjados em uma lâmina bidimensional eram considerados impossíveis de existir devido às perturbações térmicas em nível atômico. Entretanto, com o isolamento de folhas de grafeno suspensos, isso mostrou-se claramente possível. A