Dicionário de política
A palavra PODER designa a capacidade ou a possibilidade de agir, de produzir efeitos. Tanto pode ser referida a indivíduos e a grupos humanos, como a objetos ou a fenômenos naturais.
Se o entendermos em sentido especificamente social, ou seja, na sua relação com a vida do homem em sociedade, o Poder torna-se mais preciso, e seu espaço conceptual pode ir desde a capacidade geral de agir, até a capacidade do homem em determinar o comportamento do homem.
[2] O Poder é entendido como algo que se possui; como um objeto ou substância
[3] O poder social não é uma coisa ou sua posse; é uma relação entre pessoas.
[4] Como fenômeno social, o Poder é portanto uma relação entre homens, devendo acrescentar-se que se trata de uma relação triadica. Para definir um certo Poder, não basta especificar a pessoa ou o grupo que o detém e a pessoa ou o grupo que a ele está sujeito: ocorre determinar também a esfera de atividade à qual o Poder se refere ou a esfera do poder.
[5] A esfera do poder pode ser mais ou menos ampla e delimitada mais ou menos claramente. O poder que se funda sobre uma competência especial fica confinado ao âmbito dessa competência. Mas o poder político e o poder paterno abrangem, normalmente, uma esfera muito ampla. Por sua vez, a esfera de poder de uma pessoa que ocupa um cargo numa organização formal é definido de modo preciso e taxativo, enquanto que a esfera de Poder de um chefe carismático não é precisa por antecipação e tende a ser limitada.
II O PODER ATUAL
[6] Quando, no exercício do poder, a capacidade de determinar o comportamento dos outros é posta em ato, o poder se transforma, passando da simples possibilidade à ação. Assim, podemos distinguir entre o poder como simples possibilidade (poder potencial) e o poder efetivamente exercido (poder em ato, ou atual) Este último, é uma relação entre comportamentos. Consiste no comportamento do indivíduo A que procura modificar o comportamento do indivíduo B ou do grupo B em