Fichamento - Dicionário de Politica
Aluno: Jussara Cardoso de Souza Melo
Curso: Ciência Política
FICHAMENTO
Referência bibliográfica do texto:
BOBBIO, N., MATEUCCI, N. E PASQUINO, G. Dicionário de Política. 17ª ed. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2004. Pág 1081 à 1084.
http://www.artnet.com.br/gramsci/arquiv199.htm, O socialismo liberal de Norberto Bobbio. Ultimo acesso: 20/06/2014.
Informações sobre o autor do texto:
Norberto Bobbio em meio a crises de sua época, liberalistas x socialistas, surge como a proposta de fundir os melhores pensamentos de cada linha, escrevendo assim sobre a visão “socialista liberal”. Tendo de ser democrático entre socialismo e liberalismo, é norteado por uma visão pluralista do mundo. Ele percebe através do socialismo, a distinção ideológica de esquerda e direita, igualdade e desigualdade. Luta então por uma liberdade individual e igualdade social.
Resumo e citações do texto:
I. DEFINIÇÃO. – “Por Regime político se entende o conjunto das instituições que regulam a luta pelo poder e o seu exercício, bem como a prática dos valores que animam tais instituições”.
As instituições tem papel orgânico no poder politico, como coloca Bobbio, pois escolhe a classe dirigente e atribui a cada um dos indivíduos empenhados na luta política um papel peculiar. Além de serem normas e procedimentos que possibilita a alternância no poder.
A alternância de poder, traz a cada novo governo os valores destes e para Bobbio, “O nexo entre estrutura do regime e valores há de se entender, porém, no sentido de que a escolha de um regime implica de per si limitação da liberdade de ação do Governo e, consequentemente, escolha de uma política fundamental, cujas manifestações históricas podem ser, e são de fato, sensivelmente diferentes umas das outras, se bem que orientadas pelos mesmos princípios gerais”.
II. TIPOLOGIA DOS REGIMES POLÍTICOS. – Bobbio lembra de Aristóteles onde dividia o Governo em formas