Dicionário de Política
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – ICS
DISCIPLINA: CIÊNCIA POLITICA 1
DOCENTE: JÚLIO CEZAR GAUDENCIO
DISCENTE: JÉSSICA SILVA DE MENDONÇA
SEMESTRE: 2014.1
Política
BOBBIO, Norberto. Política. In: BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola & PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política. 12 Ed. Brasília: UnB; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2002, p. 954-962.
Bobbio, em seu dicionário sobre “Política”, busca passar para o leitor a ambiguidade do termo e seus diversos significados e transformações históricas. O texto é direcionado a educadores, estudantes e autoridades interessadas em um contexto sociopolítico. Desenvolvido de modo informativo, compara definições de pensadores importantes, e de contextos históricos distintos.
É notável que, segundo as definições de Bobbio, e de filósofos citados por ele, como: Hobbes, Russeall, Locke, Aristóteles, em alguns momentos do texto, o termo “Política” envolve a ideia de poder, poder este, que um homem exerce sobre o outro, por meio de “interesses”, pois, em uma visão geral, é dos “interesses” que se pode tirar o que seria considerado útil, relevante, vantajoso e proveitoso ao individuo.
O autor aborda também a tipologia moderna nas formas de poder, os distinguindo em poder econômico, ideológico e político, de modo que o ultimo tenha exclusividade para o uso da força física, e do monopólio, exercendo-os sobre determinado grupo social. No entanto, para Bobbio o poder político não deve concentrar-se em apenas uma definição ou finalidade.
Não é qualquer é qualquer grupo social, em condições de usar a força, mesmo com certa continuidade, de usar o poder político (p. 956).
O texto apresenta tópicos, em que é possível relacionar a política ao social, à moral, à ética em grupo e até mesmo a relação “amigo-inimigo”. De modo a separar e limitar relações. Ou seja, numa relação amigo-inimigo, tem-se como base o antagonismo de modo a separar o “bom” e o “mau”. Este “método” é