Dicas para combater a depressão
Não se culpe - esta é a mais simples, barata e importante coisa que você deve fazer para combater a depressão. Os sentimentos de culpa podem ficar no caminho da recuperação. A pessoa precisa saber que a depressão é uma doença física, como diabetes ou câncer.
Faça exercícios regularmente - a última coisa que você tem vontade de fazer quando está com depressão é se exercitar. Mas caminhar, correr ou ir à academia pode fazer você se sentir bem. Quando feito com frequência, 30 minutos ou mais de exercícios mostraram ajudar nos sintomas da doença. Em um estudo, pacientes que praticavam exercícios tiveram a redução em 50% dos sintomas, em 12 semanas.
Adie decisões difíceis - a depressão pode afetar sua percepção e julgamento, então é melhor deixar para decidir assuntos de relacionamento ou carreira para o momento em que você esteja se sentindo melhor. Um dos sintomas da doença é ter uma visão negativa sobre diversas coisas na vida. Se não há como postergar a decisão não seja impulsivo, peça conselhos e sugestões de pessoas próximas.
Fale sobre isso - contar para as pessoas sobre a sua depressão é melhor do que manter a doença em segredo. O psicólogo afirma que nem todo mundo irá entender e ser solidário. Mas mesmo que as pessoas não entendam exatamente o que você está passando, amigos e familiares podem dar suporte emocional e ajuda na busca por tratamentos.
Cuide da sua saúde - a pessoa deprimida tende a deixar de lado a saúde, mas não cuidar de você mesmo pode piorar os sintomas de depressão. Segundo pesquisas, pessoas que experimentam complicações relacionadas ao diabetes são mais propensas a ter depressão e os problemas cardíacos acentuam os sintomas da doença.
Mantenha uma rotina diária - ter uma rotina equilibrada é importante para quem está lutando contra a depressão. Independente das atividades que você escolha fazer, tente praticá-las todos os dias, aconselha o
psicólogo.