Ed. Fisica Estresse
Entenda como a atividade física pode ajudar a combater e controlar esse mal, cada vez mais presente em nossas vidas.
Quem nunca se sentiu estressado que atire a primeira pedra! Nessa rotina caótica que o ser humano está inserido, o stress é uma realidade cada vez mais constante em nossas vidas. Trabalhos extenuantes, estudar cada vez mais para tentar conseguir um emprego, trânsito caótico, violência, globalização, a rapidez com que temos que nos adaptar aos avanços tecnológicos - vivemos em um mundo cada vez mais estressante. Estes, entre outros, são alguns dos motivos que tornam o stress uma realidade tão presente nos dias de hoje. Originalmente o stress se apresenta no organismo humano como uma reação de defesa. É, antes de mais nada, um recurso necessário para a sobrevivência humana. Todavia, quando presente em excesso, tem efeito negativo. Se, por um lado, ele se torna cada vez mais comum no nosso dia-a-dia, por outro fica claro que a atividade física pode ajudar no seu controle.
Mas, afinal, o que é stress?
Stress é uma reação de nosso corpo que acontece quando precisamos lidar com situações que exigem um grande esforço físico ou emocional para serem superadas. Quanto maior a sua duração, ou quanto mais grave ela for, mais estressada a pessoa pode ficar. Frente a situações que nos ponha em risco, nosso corpo libera substâncias (adrenalina, catecolaminas, cortisol etc...) que, quando em excesso, desencadeiam uma série de reações em nossos corpos que caracterizam o stress: aumento da frequência cardíaca, da frequência respiratória, da circulação nos músculos e da atenção. É um poderoso recurso de nossa espécie, sem o qual talvez e provavelmente hoje não estaríamos aqui.
Porque tanto stress atualmente?
Dificuldades do dia-a-dia, doenças, desemprego, brigas, acidentes e perdas importantes. Tais situações são grandes fontes de stress, e infelizmente muitas vezes frequentes em nossa rotina. Além disso, quando passamos por períodos de