EVANGÉLHO DE MARCOS - 16
ALGUNS ESCLARECIMENTOS
As mulheres, que vieram com Jesus da Galiléia, viram o seu sepultamento e como a grande pedra foi colocada na entrada do sepulcro, na sexta-feira, à tarde, antes do por do sol. Passado o sábado, isto é, depois das seis horas da tarde do outro dia, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé foram comprar aromas para fazer o tratamento costumeiro entre os judeus, de embalsamar o corpo de Jesus. E, muito cedo, no primeiro dia da semana, portanto, no domingo, de madrugada, elas foram ao sepulcro. Joana e as outras mulheres foram com elas (cf. Lucas 24: 10).
Pelo caminho, iam preocupadas com a retirada da pedra que fechava a entrada. Era uma pedra redonda, muito pesada, em forma de disco espesso, de mais ou menos dois metros de diâmetro. Ela rolava numa canaleta, encostada à parede da frente do sepulcro, e funcionava como uma porta de correr. Foi José de Arimatéia quem a rolou para fechar a entrada, evitando o acesso de violadores de sepulturas.
Pilatos permitiu que os principais sacerdotes e fariseus lacrassem o túmulo com segurança, provavelmente com o selo do Império Romano, e deu, ainda, uma escolta de soldados, para que eles o guardassem como achavam que deviam (cf. Mateus 27: 62-66). Não porque aqueles judeus acreditassem na possibilidade da ressurreição de Jesus, mas porque eles imaginavam que os discípulos poderiam roubar o seu corpo e, depois, afirmar que ele ressuscitara.
As mulheres tiveram a surpresa de ver a pedra revolvida. Entrando no sepulcro, viram um anjo assentado ao lado direito, vestido de branco, e ficaram atemorizadas. Mas ele as acalmou, anunciando que Jesus, o Nazareno, que fora crucificado e que elas procuravam, não estava mais ali, porque havia ressuscitado. Então, o anjo mostrou o lugar onde Ele tinha sido posto e ordenou-lhes que fossem avisar os discípulos, para irem à Galiléia, ao encontro de que ele havia falado a caminho do Getsêmani. Pedro é especialmente