Doc trabalho de Antropologia
GÉSSICA FREIRE
EVANGELHOS – PROF: HEMILTON MENDONÇA
EVANGELHOS SINÓPTICOS
CURITIBA, 2014
Evangelho Segundo Mateus
Autoria
O nome do evangelho leva o nome do autor, autor esse que foi reconhecido por inúmeros estudiosos como um excelente escritor. Mateus era um judeu que escrevia pra judeus, e tinha como propósito apresentar Jesus como Rei, mostrando através do seu nascimento, batismo, ministério, ensinos e poder, que Jesus era o Messias esperado. Ele apresenta seu material de maneira simples, direta e ordenada.
Destinatários e Lugar
A natureza judaica do evangelho de Mateus sugere que o mesmo foi escrito na Palestina ou na Síria, particularmente em Antioquia, para onde haviam imigrado muitos dos discípulos, habitantes da Palestina. Esses locais também são a residência dos prováveis destinatários. Porém, a maioria dos judeus desta época não vivia na Palestina. Havia mais judeus na Síria.
Ocasião Histórica e Data
Como um apóstolo, Mateus escreveu este evangelho no início do período da igreja, provavelmente por volta de 50 d.C. essa foi uma época em que a maioria dos cristãos eram judeus convertidos, assim, o foco de Mateus era na perspectiva judaica. Alguns estudiosos acreditam que o Evangelho de Mateus foi composto na parte final do primeiro século, o período mais aceitável por evidências históricas é entre a queda de Jerusalém 70 D.C.
Propósito e Motivo da Escrita
O evangelho de Mateus foi claramente escrito para expressar as palavras e obras de Jesus Cristo, afim de que o leitor pudesse tomar uma decisão inteligente a respeito dele. Outro propósito de Mateus pode ter sido o de conquistar aqueles ainda não convertidos e fortalecer aqueles já convertidos.
Tema Central
Mateus apresenta Jesus como Rei Messiânico prometido a Israel, Mateus é o evangelho do Rei. Durante toda a sua narrativa não tem