Graduação
PROF.ª CAROLINE COTA DE MELLO FREITAS
ANTROPOLOGIA
OS MOTOCICLISTAS CUSTOM E O MODO COMO
INTERAGEM COM OS ESPAÇOS URBANOS NA CIDADE DE
SÃO PAULO
RELATÓRIO DE PESQUISA
DESENVOLVIDO PELAS ALUNAS:
BEATRIZ ALONSO (RA)
CAROLINE CASSIA FERNANDES (RA)
FLÁVIA JACQUIER CASTANHEIRA (RA)
HANNAH STEIOF (RA)
NATALIA FIRMINO (RA)
RUTE ALCALDE DOS SANTOS (RA)
GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL - RELAÇÕES PÚBLICAS
1º RPC
03, JUNHO, 2014
1
“Enquanto as maneiras de ser ou agir de certos homens forem problemas para outros homens, haverá lugar para uma reflexão sobre essas diferenças.” (Lévi-Strauss)
2
ÍNDICE
1.
INTRODUÇÃO
04
2.
MARCO TEÓRICO
04
3.
DESCRIÇÃO E ANÁLISE
07
4.
METODOLOGIA E EXPERIÊNCIA EM CAMPO
09
5.
BIBLIOGRAFIA
14
6.
ANEXOS
15
3
1. INTRODUÇÃO
A partir da premissa “A cidade como artefato”, o tema abordado foi escolhido a partir de um consenso entre as participantes do grupo de que queríamos personagens que fossem claramente percebidos e reconhecidos, que os demais transeuntes citadinos notassem sua presença no meio. Deste modo chegamos aos motociclistas. Apesar de nosso foco ser motociclistas custom, não podemos deixar citar os Harleyros, que são aqueles que possuem motos da marca Harley Davidson.
O meio de transporte, que passa de hobby à paixão, congrega milhares de pessoas pelo mundo todo em diferentes regiões, porém, mais especificamente infere no meio urbano de maneira pontual. Os motociclistas consideram suas motos como peça fundamental de um estilo de vida e o cenário intrínseco para esse estilo são as cidades, centros urbanos e suas estradas.
Por meio de uma pesquisa etnográfica, de dentro e de perto, fizemos um mergulho no microssocial, conforme expressão utilizada por Antonio Joaquim Severino em seu livro “Metodologia do Trabalho Científico” para poder compreender o modo como se vestem, o estilo de vida que levam, e entre