Os 4 pilares fundamentais Antropologia
OS QUATRO PILARES FUNDAMENTAIS
Primeiramente devemos lembrar que a pessoa, na visão neoliberal, acaba valendo pelo que produz e pelo que consome. Ou seja, só quem produz e quem consome tem seu espaço na sociedade. (SCOPINHO, S.; DANIEL, E., [s.d.]).
Os quatro pilares fundamentais para a construção da sociedade na atualidade, podemos dizer que são de igual importância, onde um não é mais importante do que o outro. Abaixo segue uma breve descrição de cada um deles e sua importância para a convivência na sociedade:
1) Aprender a conhecer: Beneficiar-se das inúmeras oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a vida e aprender a aprender. Estar atento a tudo o que acontece à nossa volta e tirar proveito desses acontecimentos.
2) Aprender a fazer: Desenvolver as suas competências, tornar a pessoa apta a enfrentar diferentes situações e a trabalhar em equipe. Aprender a transformar o que aprendeu.
3) Aprender a conviver: Aprender a se relacionar, se socializar, a fazer amigos. Compreender a importância de trabalhar em grupo e a organizar-se em termos de equipe.
4) Aprender a ser: Desenvolver sua personalidade e agir cada vez mais com autonomia e com responsabilidade.
Nós como professores, devemos sempre estar atentos se estamos conseguindo trabalhar e atingir esses quatro pilares, pois como colocado no início, eles são de iguais importâncias e devem sempre trabalhar em conjunto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SCOPINHO, S.; DANIEL, E. Antropologia, Ética e Cultura – Caderno de Referências de Conteúdo. Batatais: Claretiano, [s.d.]
UNESCO. Educação um Tesouro a Descobrir. Disponível em: <http://www.pucsp.br/ecopolitica/documentos/cultura_da_paz/docs/Dellors_alli_Relatorio_Unesco_Educacao_tesouro_descobrir_2008.pdf>. Acesso em 22 mar. 2015.