Desenvolvimento Economico
A Antropologia se caracteriza como uma área do saber social que estuda o outro, o diferente e seu fundamento é a alteridade, que parte do pressuposto básico de que todo o homem social interage e interdepende de outros indivíduos. A existência do "eu individual" só é possível diante de um contato com o outro (outra cultura). Dessa forma o "eu" apenas existe a partir do outro, da visão do outro, o que me permite também compreender o mundo a partir de um olhar diferenciado, partindo tanto do diferente quanto de mim mesmo, sensibilizado que estou pela experiência do contato. Deste modo à escolha para realização deste trabalho foi para melhor entender a sociedade como um todo e conseguir distinguir posições extremas, estudar antropologia é para entender a própria sociedade.
A antropologia é uma disciplina que se volta para o estudo da diferença entre as culturas, entre as diferentes formas que as sociedades encontram para ordenar as suas relações através de símbolos, representações e crenças, entre as diferentes referências pelas quais os indivíduos dão sentido a seus atos. É uma disciplina que parte do pressuposto ou da aposta na possibilidade de comunicação entre as culturas e que procede a uma descrição (comparativa, explicita ou implicitamente) das práticas e do universo simbólico de um grupo social.
Os estudos antropológicos podem ser uma boa alternativa para o conhecimento dos sistemas sociais das sociedades não ocidentais bem como a relação entre estas e a sociedade ocidental e suas implicações históricas.
Deste modo à escolha para realização deste trabalho foi para melhor entender a sociedade como um todo e conseguir distinguir posições extremas, estudar antropologia é para entender a própria sociedade.
1. DESENVOLVIMENTO
No início de sua institucionalização acadêmica existiam posições mais confiantes quanto ao papel do antropólogo como aquele capaz de descrever a cultura do outro (as ditas "culturas primitivas", sociedades não europeias,