Relatorio arco reflexo 2012
O sistema somatossensorial tem a capacidade de percebe estimulos sensoriais do tipo tato-pressão, vibração-tremulação, propriocepção, sensação térmica, dor e também distenção visceral. Para cada estimulo realizado a resposta (reflexo) somática e autônoma realizado é diferente, e sua intensidade irá controlar a amplitude da resposta.
O arco reflexo é uma resposta rápida, imediata e inconsciente pois ela não precisa passar pelo encéfalo para ser realizada, ela é "autorizada" na medula. A resposta do arco reflexo é formada por neurônios sensoriais ou receptor de um neurônio motor ou efetor que possui inervações no músculo liso ou glândulas.
Existem dois tipos de reflexos o somático e o visceral. O somática é resultado da inervação nos musculos estriados voluntarios e os viscerais são resultado da inervação em glândulas, musculos lisos ou até mesmo o coração(musculo estriado involuntário). Esses reflexos são polissinápticos, o único reflexo monossináptico é o reflexo de estiramento ou miotático.
Objetivo
Esse relátorio tem como objetivo verificar a atividade do sistema somatossensorial em diferentes modalidades sensoriais.
Materiais e Metodos:
Foram utilizados os seguintes materiais na aula pratica realizada:
Martelo de borracha
Aste de uma colher de alumínio
Lenço de papel
Para cada procedimento experimental realizado foi escolhido um aluno e realizado da seguinte maneira:
Reflexo plantar: Um aluno em pé com o joelho dobrado de forma que esta parte da perna ficasse apoiada em uma cadeira e seu pé livre, então outro aluno passou a aste da colher de alumínio de baixo para cima e observou os resultados;
Reflexo corneal: