AV1 Pedagogia Pratica Pedagogica Interdisciplinar Escola e Sociedade
1) Ao tratarmos sobre Prática Pedagógica Interdisciplinar destacamos que torna-se importante para a formação dos sujeitos, conhecimentos que favoreçam, entre outras, sua participação política. A socialização política pode ser entendida como conjunto de experiências e interações vivenciadas que, com o tempo podem ser traduzidas em expectativas. Alguns autores comentam que a efetivação das diferentes práticas quando desenvolvidas de maneira reflexiva, contribuem para a Formação do Profissional Reflexivo. Ainda sobre a formação e atitude do Profissional Reflexivo é CORRETO, inferir que:
Alternativas:
a) A socialização não consegue selecionar atitudes e experiências, ligadas à determinado padrão de comportamento social,
b) Toda ação é única, mesmo quando provocada por situações semelhantes,
c) A formação do professor deve encontrar equilíbrio que limite o aprendizado pessoal, o profissional e o social,
d) Todas as alternativas apresentam dados Corretos,
2) A revolução científica e tecnológica, permite que as pessoas estejam em outros lugares virtualmente, sem mesmo nunca ter estado lá pessoalmente. Paralelo a isso, os meios de comunicação de massa desempenham um papel primordial diante da socialização política. Além da informação sobre acontecimentos imediatos, utilizando-se de técnicas emocionais; incentivam tanto a formação de ideias como a formação de crenças ligadas à política. Incentivam tanto a partilha de sentimentos coletivos de indignação, quanto um novo modelo de participação cidadã. Sendo assim, de acordo com a Web Aula – Unidade I, no contexto escolar, a ação docente deve valorizar três saberes que se complementam de maneira sequencial:
Alternativas:
a) O saber dinâmico-alienante, o saber ideológico e o saber acumulado pela sociedade,
b) O saber crítico, o saber defasado que induz ao estudo e o conjunto de saberes indicado pelos primeiros filósofos,
c) O saber da experiência