6
1.VANIA foi admitida na empresa JFK em 10/04/2008. No período aquisitivo das férias 2014/2015 ela ausentou-se por oito dias úteis para celebrar seu casamento e viagem de lua de mel; quatro dias úteis para doação voluntária de sangue todas no ano de 2014; cinco dias úteis por luto em razão de falecimento do seu genitor, dois dias úteis para alistamento eleitoral e quatro dias sem nenhuma justificativa. No período concessivo respectivo das férias de 2014/2015, quantos dias de férias VANIA efetivamente poderá usufruir? Justifique, analisando todas as ausências de VANIA.
Analisando cada periodo de ausência, temos que:
I-Casamento: 3 dias consecutivos. (art. 473 inciso II);
II-Doação de Sangue: 1 dia a cada 12 meses (art. 473 inciso IV);
III-Falecimento do pai: 2 dias (art. 473 inciso I);
IV-Alistamento Eleitoral: Até 2 dias (art. 473 inciso V).
Sendo assim, Vania teve 15 faltas, isso significa que, se as faltas não foram justificadas ela terá 18 dias de férias.
2. JESSICA, empregada da empresa OMEGA Ltda, possui cinquenta e sete anos de idade. No período noturno, JESSICA decidiu estudar Ciências Contáveis e está matriculada na Faculdade X, cursando o segundo semestre do referido curso. Assim, JESSICA tem dúvidas a respeito do gozo de suas férias e resolveu consultar sua amiga, TEODORA, que está no último ano daquele curso, na mesma Faculdade. Indagou à TEODORA se poderia fracionar suas férias e fazer os períodos coincidir com as férias escolares de julho e janeiro. De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, como deverá ser a resposta de TEODORA? Justifique.
Primeiro, só é possivel ter o direito de coincidir as férias do trabalho com as escolares, estudantes menores de 18 anos. Jessica tem 57, então não pode. Segundo, a regra para os menores de 18 anose maiores de 50 anos, as férias são sempre concedidas de uma só vez (CLT art. 134,II). Este