6
Plano de Tarifação
1
Plano de Tarifação
Introdução
A tarifação é o preço a ser pago pelo usuário de um serviço de telecomunicações à empresa operadora. Essa tarifa deve cobrir os custos totais relativos ao investimento e a operação do serviço.
Receitas de diferentes fontes devem cobrir o total dos custos das operadoras e os assinantes devem ter assegurado o direito que as chamadas sejam cobradas com precisão e justiça tarifária.
As tarifas cobradas estão associadas a uma parcela independente do tráfego previsto e outra dependente do tráfego gerado pelo assinante:
2
Tarifas Quanto ao Tráfego
Classificação
Tarifas independentes do tráfego – referem-se à taxa de instalação ao terminal e a taxa de assinatura mensal, cobrindo a depreciação do equipamento e a sua manutenção.
Base em critérios econômicos.
¾
Tarifas dependentes ao tráfego gerado - referem-se à real utilização de serviço pelos assinantes cobrindo os custos de comutação e de transmissão. Base em soluções técnicas.
¾
As chamadas interurbanas têm seu preço dependente da distância geodésica entre o assinante chamado (B) e o assinante chamador (A).
3
Tarifa dependente do tráfego gerado
A tarifa baseia-se no tempo de conversação ( TC), sendo uma forma justa de cobrança, pois envolve a duração do serviço. A duração da chamada é o tempo decorrido entre o início e o fim da chamada. O início é determinado quando B atende e o fim quando o assinante que tenha o controle da chamada desliga.
Tarifa mensal fixa - Aluguel pelo uso do sistema, sendo totalmente independente do número de chamadas completadas.
Tarifa por medição simples - São usados chamada individuais para cada terminal de acumulam o número de chamadas de cada realmente se completaram. Não leva em conta chamada. ¾
contadores de assinante que assinante, que a duração da
4
Quantificação do serviço telefônico
A parcela dos custos operacionais fixos da operadora que independe da intensidade e duração das chamadas, é
remunerada