FACULDADE ANGLICANA DE ERECHIM
CLAIRTON OSCAR DISNER
GESTÃO DE CUSTOS
ERECHIM, 2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1.1. Gestão de Custos em uma Indústria: Seus Métodos e Terminologias de Custos 4
1.1.1 Terminologias 4
1.1.2 Métodos de Custeamento 5
1.1.2.1 Métodos de alocação de custos indiretos 5
1.1.2.2 Métodos de custeio direto ou variável 6
1.2 Principais Custos que Envolvem ou Afetam a Manutenção de uma Indústria 7
REFERENCIAS 8
INTRODUÇÃO
Com a globalização da economia observamos uma acirrada concorrência entre as empresas, a Gestão de Custos se tornou um fator de grande relevância para a determinação dos custos, sendo portanto utilizada como fator estratégico de competitividade (DIAS & PADOVEZE; 2007).
“A busca incessante do lucro pelas empresas, focada em uma análise simplista de redução de custos e aumento de produção, pode desviar a companhia do real caminho para sua sobrevivência no mercado” (MARCORIN LIMA; 2003 p.36).
O caminho para manter-se e ganhar novos mercados está na qualidade e na produtividade, estas passam por diversas questões como: políticas de gestão da qualidade, análise do melhor sistema de produção, treinamento, manutenção da produção e outros fatores estratégicos. Notoriamente o papel da manutenção torna-se essencial na garantia tanto da qualidade quanto da produtividade empresarial (op cit).
Nesse contexto, as organizações são levadas a repensar seus sistemas de custeio e a utilizá-los com finalidades mais gerenciais, uma vez que as informações geradas podem dar suporte à tomada de decisões significativas dentro do contexto organizacional. Cite-se como exemplo, a eliminação de gastos desnecessários e até mesmo incentivo de produtos mais rentáveis. (DIAS & PADOVEZE; 2007).
Este trabalho aborda questões relacionadas a gestão de custos em uma indústria: seus métodos e terminologias de custos, bem como descrever a respeito dos principais custos que envolvem ou afetam a manutenção de uma indústria.