Matéria jornalística de TV
OFF1: Com 22 alunas, a primeira turma de Pedagogia da Faculdade Anglicana de Erechim de 2014 é destaque. O porque? A inclusão de um grupo de cinco indios da reserva de Benjamim, no interior de Benjamim Constant do Sul. Após os 8 semestres de formação do curso, as 22 alunas estarão preparadas para atuar em diversos setores da educação formal ou não. A idéia de oferecer esse convênio com a Associação Indigena de Benjamim, surgiu pelo acaso, em uma visita do cacique a própria universidade. Todo semestre, serão oferecidas cinco bolsas integrais para indígenas, sendo quatro para graduação e uma para pós graduação. Para a Universidade, o objetivo principal desta parceira é atender a todas as demandas da sociedade e com isso, melhorar o curso, desenvolver seu papel social perante a comunidade e fortalecer a cultura da nossa região.
SONORA PROFESSOR: Qual a importância desse projeto? O que representa para a sociedade?
Pedro Acosta Lewra – Coordenador de Pesquisa e Extensão da Universidade
BOLETIM: Depois de mais de uma hora de viagem, o grupo de índios de Benjamim Constant do Sul, chega em Erechim para acompanhar as aulas. Essa rotina se repete todos os dias da semana.
OFF2: Mas não há cansaço que desestimule essas meninas. Após trabalhar o dia todo na aldeia com a educação infantil, as 5 indigenas, enfrentam um longo caminho até chegar na universidade. Depois do comunicado do cacique de que haveria bolsas de estudos em Erechim, as 5 meninas, logo se interessaram pela oportunidade. Como o vestibular já havia passado, elas passaram por uma outra forma de seleção, o ingresso especial, que consiste numa prova de redação, entrevista e uma avaliação intelectual. Durante todas as aulas, a professora pede que elas ensinem uma nova palavra da linguagem