Resenha Pautas E Pautas
Gabriela Oliveira Souza C14741-1 Comunicação Social – Jornalismo
LAGE,N. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Brasil: Editora Record, 2001.
Nilson Lage é jornalista, professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina desde 1992. É doutor em Linguística, Mestre Em Comunicação e Bacharel em Letras. Foi professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense e de instituições particulares.
O autor tem como objetivo nos apresentar a pauta jornalística em todas suas vertentes, sejam elas em veículos impressos diários ou TV, rádio, internet. Nos mostra como a pauta se estabeleceu no Brasil e no mundo, os conceitos, objetivos e como é praticado no dia-a-dia de profissionais da comunicação com períodos históricos que nos levam a ver a evolução da pauta até os dias de hoje. Desde um estudo histórico, passando por conceitos, objetivos, origens e procedimentos. O propósito do autor é nos apresentar detalhadamente como funciona uma pauta jornalística.
Veículos impressos e serviços jornalísticos de rádio e TV se estruturaram e planejaram suas edições em forma de pauta mais recentemente. Começou com as revistas. A revista Time, por exemplo, desde o século XX realiza semanalmente a sua reunião de pauta. Em magazines semanais, quinzenais ou mensais pode haver mais de uma reunião de pauta. Os pioneiros pela generalização da pauta no Brasil foram Ultima Hora e Diário Carioca, em 1950. Uma das primeiras pautas estruturadas e completas em diários brasileiros foi em 1960, no Jornal do Brasil, que continuou a reforma iniciada no Diário. Em 1970, o jornalismo brasileiro se modernizou e a pauta foi introduzida em toda parte. O modelo de modernidade escolhido deixou de lado algumas das formas de adaptação mais inteligentes do Diário Carioca, preferiu-se frequentemente a cópia dos jornais americanos. Exemplo disso é o costume de colocar o número correspondente à idade das