Resenha critica
Centro de Ciências Humanas e Sociais
Programa de Graduação em Comunicação Social – Jornalismo
Disciplina: Teorias do Jornalismo
Professor: Juliana Feliz, Ms.
Acadêmica: Camila Gonçalves Fernandes
Resenha: Jornalismo na Fonte (Carlos Chaparro)
Este trabalho busca fazer uma resenha do texto o “Jornalismo na Fonte”, uma palestra transcrita do livro “Jornalismo Brasileiro: no caminho das transformações” publicado pelos jornalistas Alberto Dines e Mauro Malin de 1996. Carlos Chaparro o ministrante da palestra é jornalista e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Chaparro iniciou sua carreira em Lisboa, se aperfeiçoou em assessoria e pesquisas acadêmicas. Foi quatro vezes ganhador do prêmio “Esso de Jornalismo”. O autor apresenta um conjunto de ideias para a comunicação social, como um manual de atitudes que o jornalista deve possuir em sua rotina de trabalho, além da relação com a fonte. Chaparro também retrata sobre a sua experiência como jornalista e comunicador.
O texto é composto por onze tópicos, dividido em conteúdos específicos. No primeiro tópico o autor aborda sobre “O jornalista na atualidade”, o qual explana sobre situações cotidianas que ocorrem nas redações.
No tópico um também existe subtópicos, o primeiro trata sobre “À informação tratada como bem social” o qual é tratado sobre caráter utilitário e a proximidade com o publico destinatário. Assim, a responsabilidade que o jornalista possui é de transmitir informações de caráter social. E também “Técnicas e praticas de assessoria de imprensa” que conceitua o trabalho de como ser bons assessores e editores e a competência desses profissionais tais como a do repórter No “Agendamento”, o autor expõe a importância no agendamento e organização das instituições produtoras de acontecimentos.
Seguido pelo tópico dois “Press- release” argumenta o que é necessário para que se tenha um press release de qualidade e atribui