A comunicação jornalística no meio evangélico em boa vista
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE COMUNICAÇÃO LETRAS E ARTES VISUAIS
COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM JORNALISMO
DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
PROFESSOR MARCEL GOMES
SANDRA LIMA LEAL KASLUINE SAYONARA SOUZA DA SILVA
A comunicação jornalística no meio evangélico em Boa Vista
Pré-projeto de pesquisa como pré-requisito da disciplina Metodologia do Trabalho Científico, ministrada pelo professor Marcel Gomes, no curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, da Universidade Federal de Roraima (UFRR).
Boa Vista/Roraima
2011
1. Tema
O tema dessa pesquisa “A comunicação jornalística no meio evangélico em Boa Vista”, busca apresentar o crescimento do número de veículos de comunicação que divulgam as ações das igrejas evangélicas em Boa Vista, bem como realizar um mapeamento desses veículos. Este segmento jornalístico tem como característica principal o ‘artigo de fé’, com o objetivo não somente de informar fatos, mas de alimentar a crença religiosa.
2. Questão Problema
O número de evangélicos no Brasil tem aumentado gradativamente. O site da Igreja Batista Bíblica do Caminho – IBC (www.ibc12.com.br) publicou recentemente uma matéria jornalística intitulada “evangélicos crescem e são maioria nas capitais do norte”, destacando que "novo mapa das religiões" divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostra que os evangélicos são maioria em capitais da região Norte: Rio Branco (28,43%), Belém (23%), Boa Vista (21,21%) e Porto Velho (19,02%), tendo como fonte o jornal O Globo.
O papel social do jornalismo é fornecer ao cidadão uma informação que lhe permita participar dos processos da sociedade em que vive. A matéria-prima é a notícia, dado capaz de revelar, denunciar, orientar e até educar. Dessa forma é possível encontrar uma relação muito próxima dessa ferramenta com a própria vida da igreja, em razão de que Evangelho quer dizer